Pular para o conteúdo

8 de março: entenda porque é comemorado o Dia Internacional das Mulheres

No dia 8 de março de todos os anos é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nesta data, é muito comum as mulheres ganharempresentes e flores, além de declarações que relembram a importância da valorização da mulher

Entretanto, o que algumas pessoas não sabem, é que, mais do que somente uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher tem um motivo histórico e de muita luta. Entenda a seguir o porquê de 8 de março ser o Dia Internacional das Mulheres!

Por que 8 de março é Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado nesta data porque foi no dia 8 de de março de 1917, na Rússia, que cerca de 90 mil mulheres operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida, uma vez que tinham longas jornadas de trabalho, recebiam muito menos que os homens e não tinham direito ao voto. 

Além disso, elas também reivindicavam o fim da fome e da 1ª Guerra Mundial. Uma greve dessa proporção nunca havia sido feita antes pelas mulheres. Assim, o evento ficou conhecido historicamente como “Pão e Paz” e, mais tarde, deu origem ao Dia Internacional das Mulheres. 

Alguns anos antes, em 1911, já havia acontecido em Nova York, nos Estados Unidos, uma tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em que a maioria dos funcionários eram mulheres imigrantes. Na ocasião, houve um grande incêndio e cerca de 123 mulheres morreram carbonizadas ou asfixiadas. 

Ao longo das diversas lutas das mulheres por direitos, a data 8 de março foi sendo utilizada como um marco nos movimentos feministas, principalmente após a 2ª Guerra Mundial, quando o feminismo passou a ganhar força com a luta por direitos trabalhistas. Assim, em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data oficialmente como o Dia Internacional da Mulher

O que se comemora no dia 8 de março?

Conforme explicado, o dia 8 de março se originou pela manifestação das mulheres nas ruas, ao reivindicar por mais direitos e melhores condições de vida. Na época, as mulheres ainda não tinham direito ao voto e sofriam muita desigualdade, tanto salarial quanto de valor perante a sociedade.

Dessa forma, podemos dizer que no dia 8 de março é comemorado, simbolicamente, o dia da força e coragem feminina, de ir atrás dos seus direitos e não se calar mais diante das injustiças e diversas formas de violência que eram e ainda são cometidas contra as mulheres.

O dia 8 de março é feriado?

Apesar de ser um dia muito importante e que deve ser lembrado por todos, o dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, não é considerado feriado no Brasil. Contudo, a data é marcada por diversas comemorações em muitos lugares do país, com eventos e até mesmo presente e flores para as mulheres. 

Assim, além de comemorar, é importante sempre lembrar o porquê da data, tendo em mente que a luta das mulheres contra a desigualdade salarial, feminicídio, violência, machismo e tantas outras ações que inferiorizam a mulher ainda não terminou, uma vez que tudo isso ainda está muito presente na sociedade e deve ser combatido.  

Fonte: Quero Bolsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 5 =